terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Doação de plaquetas é muito importante

A Força Jovem Bahia, fechou uma parceria com o Hemoba, a parceria para salvar vidas. Doe Sangue você também, doe Vida.

O QUE SÃO PLAQUETAS ?
As plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, ou seja, evitam sangramentos.
O QUE É UMA DOAÇÃO DE PLAQUETAS POR AFÉRESE?
Aférese é uma palavra de origem grega, que significa separação. A doação de plaquetas por aférese é um processo pelo qual o sangue do doador é retirado de uma veia do braço, passando por um equipamento que retém parte de suas plaquetas, e devolve o restante à veia do outro braço do doador.
A DOAÇÃO DE PLAQUETAS POR AFÉRESE É SEGURA?
SIM, doar plaquetas por aférese não oferece nenhum risco ao doador, pois todo o material é estéril, individualizado e descartável.
PORQUE DOAR PLAQUETAS?
As plaquetas, como todos os demais componentes do sangue, não podem ser fabricados, sendo a doação o único meio de obtê-los.
QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE NECESSITAM DE PLAQUETAS?
Principalmente os pacientes com leucemias, tumores, transplantados (que estão em tratamento com quimioterapia). Esses pacientes apresentam sangramentos por não produzirem plaquetas.
QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO PARA UMA DOAÇÃO DE PLAQUETAS POR AFÉRESE?
A doação leve em torno de 90 minutos.
REQUISITOS PARA A DOAÇÃO DE PLAQUETAS POR AFÉRESESEstar em boa condição de saúde;STer entre 18 e 60 anos;STer peso igual ou superior a 50 Kg;SVir alimentado, evitando alimentação muito gordurosa e bebida alcoólica, pelo menos até 12 horas antes da doação;STer dormido pelo menos 06 horas;STrazer RG ou documento equivalente;SNão ingerir medicações anti-inflamatórias tais como AAS, Buferin, Doril, Aspirina.STer disponibilidade de horário  na data da doação e telefone para contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário